Exposição Doc(e) Recife: a história através do açúcar

A duas décadas da comemoração dos 500 anos da capital pernambucana, o Museu da Cidade do Recife remonta a trajetória do município a partir do açúcar. Doc(e) Recife destaca a influência do produto no desenvolvimento urbano e nas relações sociais, além de estimular nos visitantes proposições sobre o futuro da metrópole.

Através de narrativa cronológica e histórica, a exposição aborda a memória dos primeiros habitantes do território (anteriores a 1537), que hoje se faz presente em muitos nomes de ruas, de bairros e nos adornos escultóricos de praças e prédios; a cultura do açúcar trazida pela colonização portuguesa, forte influência na gastronomia, no comportamento, na arquitetura e urbanismo; e o desenvolvimento da cidade que se construiu a partir da junção das terras dos engenhos de açúcar com um porto exportador de mercadorias.

A mostra envolve textos inéditos, gravuras, mapas históricos, fotografias antigas e atuais, peças arqueológicas, decorativas, utilitárias, animações e filmes, exibindo o passado e presente da cidade. Doc(e) Recife pode ser entendido como Doc Recife: o museu como guardião desses documentos que faz a gente poder olhar essa história a partir dos vestígios, sejam estes materiais de pedra e cal, negativos fotográficos, gravuras ou desenhos.

Do século 20, por exemplo, foram destacados os três principais projetos de urbanização, o Porto, as avenidas Guararapes e a Dantas Barreto. Além da observação do passado e sua influência no presente, a exposição também quer instigar o visitante a expor sua visão a respeito do futuro do Recife, como será a cidade que o recifense deseja ver daqui a 21 anos, quando o município completará 500 anos. Por meio da hashtag #DoceRecife2037, as pessoas podem compartilhar os seus desejos para a cidade nas redes sociais (Facebook, Twitter e Instagram). As postagens farão parte do catálogo oficial da exposição Doc(e)Recife.

Doc(e) Recife
Em cartaz de 12/03/2016 a 04/03/2017
Onde: Museu da Cidade do Recife (Forte das Cinco Pontas, Bairro de São José)
Quanto: Acesso gratuito
Informações: (81) 3355-9540 / 3355-9558
O Museu funciona de terça a domingo, das 9h às 17h.

By | 2017-03-23T14:15:00+00:00 25 de novembro de 2016|Exposições Anteriores|0 Comentários

Deixar Um Comentário