Assine nossa Newsletter

Cadastre-se para receber as últimas notícias do Museu.


Assine nossa Newsletter

Cadastre-se para receber as últimas notícias do Museu.


Fotografia

Fotografia 2023-08-28T11:20:45-03:00

O acervo fotográfico é formado por mais de duzentas mil imagens sobre o Recife do século XIX até a década de 1980 e está dividido em negativos flexíveis, de vidro e slides. Estes últimos totalizam 7.566. Os negativos foram digitalizados, gerando arquivos digitais com 300 DPI em três formatos (jpg, tif e nef). Os backups foram gravados em cópias de DVDs e em HDs.

O acervo iconográfico é destinado a pesquisas em diversos âmbitos acadêmicos, assim como utilizado também nas exposições. O acesso à coleção é feito mediante agendamento prévio. O pesquisador recebe a imagem em meio digital, evitando, assim, contato com o original, que se mantém preservado e acessado somente pelos profissionais do Museu, da área de conservação.

LIVROS DE TOMBO – Uma instituição museológica cumpre sua função ao tornar seu acervo o mais acessível possível e, neste sentido, o projeto Acervo Digital Museu da Cidade do Recife — Fotografia apresenta como resultado um conjunto formado por versões fac-similares, em formato PDF, dos 67 livros de tombo da coleção fotográfica do MCR, organizados pela instituição museal desde a sua inauguração, no início da década de 1980.

Trata-se do resultado de um projeto cultural desenvolvido pelo pesquisador e fotógrafo Josivan Rodrigues junto a equipe do museu, com incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura – Funcultura, da Fundarpe, Governo de Pernambuco.

O conteúdo está disponível gratuitamente para consulta e download. Os livros reúnem mais de 126 mil itens (parte de um universo de 200 mil em toda a coleção fotográfica do Museu).

CLIQUE AQUI E ACESSE OS 67 LIVROS DE TOMBO DIGITALIZADOS EM FORMATO PDF.

OBS: Cada arquivo em PDF possui, em média, o tamanho de 150 Mb.