Assine nossa Newsletter

Cadastre-se para receber as últimas notícias do Museu.


Assine nossa Newsletter

Cadastre-se para receber as últimas notícias do Museu.


Publicações

Publicações 2016-10-20T10:25:56-03:00

Zeppelin no Recife
Comemorando os 85 anos da primeira visita do Zeppelin ao Recife, a publicação apresenta 30 imagens selecionadas pelo historiador Dirceu Marroquim e pelo artista plástico e restaurador Jobson Figueiredo. As imagens componentes do livro fazem parte dos acervos do Museu da Cidade e de Jobson Figueiredo.

Imagens do Recife: Ruas
30 imagens datadas do século XX ilustram o livro organizado pelo fotógrafo Josivan Rodrigues a partir do acervo iconográfico do Museu da Cidade do Recife – MCR. As fotografias mostram a evolução dos bairros da cidade, ressaltando aspectos históricos e urbanísticos. Fotos de Alexandre Berzin, Antônio Tenório, Narciso Lins. Textos de Josivan Rodrigues, Maria de Betânia Corrêa de Araújo e Lúcia Leitão.

Recife Década de 1940
Um conjunto de 31 imagens formatadas em postais, preto e branco (15 x 15 cm). As imagens são assinadas por Alexandre Berzin, Augusto Rodrigues e Mandel. Os textos são de Maria de Betânia Corrêa de Araújo e Hermilo Borba Filho.

Imagens do Recife: Pontes

Coleção Postais do Recife
Apesar de o Recife ter belas paisagens, a oferta de cartões postais que retratam a capital pernambucana ainda é pouca. E mesmo em tempos de e-mails, os postais são bastante procurados por turistas, colecionadores e amantes da cidade. Também contribuem para divulgar a história e a cultura local. Pensando nisso, o Museu da Cidade do Recife lançou o projeto “Coleção Postais do Recife.

“O Museu guarda o maior conjunto de fotografias da cidade no século XX. São mais de 200 mil imagens de praças, ruas, festas, construções e tipos populares. Nos últimos anos, realizamos investimentos importantes para garantir a permanência desse acervo. Comprando os postais, as pessoas também estarão contribuindo com esse trabalho de conservação”, explica a diretora do Museu da Cidade, Betânia Corrêa.

A primeira coleção, lançada em 2015, trouxe 12 postais com belas imagens do Zeppelin e das seis praças criadas pelo paisagista Burle Marx. Os registros desta primeira edição foram feitos nas décadas de 30, 40 e 50, das praças da República, do Derby, Casa Forte, Euclides da Cunha, Salgado Filho e Faria Neves. Os postais do Zeppelin trazem imagens do dirigível na torre de atracação no Campo do Jiquiá e voando sobre o Recife. As fotografias foram produzidas pelos fotógrafos Alexandre Berzin, Severino Fragoso, Mário de Carvalho e José Césio Rigueira Costa.

Já a segunda edição resgata imagens emblemáticas do Carnaval na década 40 e do Rio Capibaribe. Foliões nas ruas Centro do Recife, o Maracatu de Dona Santa, a festa do extinto Baile dos Amarrados e brincantes do Bumba Meu Boi e do Urso estampam os postais sobre do Carnaval recifense. Do Rio Capibaribe, registros de suas margens ainda com bastante vegetação no bairro de Dois Irmãos, das embarcações de pescadores e das pontes do Centro do Recife. As imagens são dos fotógrafos Alexandre Berzin e Roberto Cavalcanti.

Os postais estão à venda na lojinha do Museu por R$ 2 (unidade). Quem comprar o mínimo cinco postais, é presenteado com uma embalagem especial para armazenar os cartões.