Assine nossa Newsletter

Cadastre-se para receber as últimas notícias do Museu.


Assine nossa Newsletter

Cadastre-se para receber as últimas notícias do Museu.


Visite

Visite 2016-10-20T09:40:51+00:00

Desde sua criação, o Museu da Cidade do Recife, instalado no Forte das Cinco Pontas, tem como missão promover atividades educativas relacionadas ao acervo e ao patrimônio do município. As ações geralmente estão ligadas às exposições do museu ou vinculadas ao calendário cultural da cidade.

A proposta educativa é de uma aula-passeio dentro da instituição, com visita às suas dependências, tendo como principal alvo instituições de ensino da rede municipal, estadual e federal (do nível elementar ao superior), além de ONGs e outras entidades.

Os visitantes, além de receberem mediação sobre a história do Recife, da fortificação e das exposições em vigência, podem participar de atividades como, oficinas, narração de histórias e demais eventos.

Com entrada gratuita, o museu funciona de terça a domingo, das 9h às 17h. O agendamento de escolas, universidades, faculdades, ONGs e outros grupos distintos deve ser realizado através do telefone (81) 3355-9558 ou pelo e-mail educativomcr@gmail.com, com a observação de que as visitas de agrupamentos não são realizadas aos domingos.

Além da área expositiva, o museu também disponibiliza aos visitantes um café, com funcionamento das 9h às 17, e uma loja, localizada dentro da área expositiva e aberta das 9h às 17h, para a compra de materiais relacionados à cidade do Recife e ao acervo da instituição.

O Museu da Cidade do Recife possui ainda um amplo estacionamento, são 120 vagas disponibilizadas com tarifa única de R$ 8 (oito reais), com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e aos sábados, das 7h às 15h.


Atividades:

Projeto Bandeira Sempre no Alto (no dia 12 de cada mês)
Evento cívico-histórico, no qual é celebrada a troca da bandeira da cidade. Remete ao dia 12 de março, data em que se comemora o aniversário do Recife. As atividades têm início a partir das 14h. Nos meses em que a data coincide com o sábado, domingo ou feriado, a atividade é antecipada para o dia útil mais próximo.

Homenagem a Frei Caneca (13 de janeiro)
Evento de celebração à memória histórica do Frei do Amor Divino Caneca, faz parte do calendário oficial da Prefeitura do Recife que rememora a data do arcabuzamento do religioso.

Aniversário da Cidade do Recife (12 de Março)
Evento com participação de escolas e autoridades municipais, realização de visitas mediadas, oficinas e troca da bandeira.

Ações educativas
Realizadas ao longo do ano, as atividades buscam trazer temáticas que dialoguem com as exposições, tendo como base os princípios da cidadania e do patrimônio cultural. Incluem também as visitações guiadas e a capacitação de professores.


Agendamento
O Museu da Cidade do Recife, com o objetivo de estabelecer uma boa vivência e experiência em suas instalações, ressalta algumas informações sobre o agendamento e visitas escolares e de grupos:
• Entrar em contato com o setor de Educação Patrimonial do museu e agendar sua visita, através do telefone: (81) 3355-9558 e/ou pelo e-mail:educativomcr@gmail.com.
• O agendamento de visitas deverá ser realizado de terça-feira a sábado, nos seguintes horários: das 9h às 12h e das 14h às 17h.
• Nos dias de domingo e feriados não são realizadas as visitas mediadas a grupos de instituições de ensino ou qualquer outro.
• É importante que a visita seja agendada com antecedência (uma semana antes, no mínimo). É essencial chegar na hora marcada e cumprir o compromisso estabelecido, assim não prejudicando a próxima instituição agendada.
• Em caso de desistência ou imprevisto, é necessário entrar em contato com o museu com antecedência.
• Visitas com mediação são agendadas para grupos com o mínimo de 10 e, no máximo 60 integrantes por horário.
• É necessário informar no momento da solicitação de agendamento:
1. Data e horário que pretende realizar a visita (indicando, no mínimo, duas opções de data e de horário)
2. Número e faixa etária dos integrantes do grupo (60 é o número máximo de visitantes para cada horário agendado), se existir alguma pessoa com necessidade especial, por gentileza, informar no momento do agendamento.
3. Nome, e-mail e telefone da instituição e responsável solicitante do agendamento.
• A visita será confirmada através de e-mail.
• Solicitamos que bolsas e mochilas permaneçam nos ônibus para aproveitamento melhor da visita. Neste momento, o responsável poderá lembrar aos alunos/integrantes do grupo sobre as condutas de comportamento dentro do museu.
• Durante a permanência no Museu da Cidade do Recife, os responsáveis devem acompanhar e manter seu grupo sempre junto, por medida de segurança e para evitar que outras visitas sejam comprometidas.