Todos os sábados, Museu da Cidade do Recife promove jogo “O Forte e o Tempo”

A brincadeira “O Forte e o Tempo” se tornou atividade fixa dentro da programação do Museu da Cidade do Recife. O jogo, pensado como ação apenas para o feriado do Dia do Trabalhador, fez tanto sucesso que agora acontece todos os sábado, das 10h às 15h.

“O Forte e o Tempo” estimula os visitantes a interagir com a fortaleza de maneira diferente. Após passear pela nova exposição “Cinco Pontas”, os visitantes são convidados a jogar e responder perguntas para construir seu “próprio forte”. A disputa é para todas as idades e ideal para ser partilhada em família.

Exposição Cinco Pontas

A exposição “Cinco Pontas” é uma atividade para toda família e celebra a indicação do forte recifense a patrimônio da Unesco. A mostra reúne achados arqueológicos, pinturas e documentos ainda inéditos para o público e que comprovam a importância da edificação em diversos momentos históricos da capital pernambucana. A entrada é gratuita.

Na primeira etapa, monstros marinhos, encontrados nas cartografias e azulejos do século XVI, evocam os medos dos homens do mar no período das navegações. Gravuras do período holandês, quando a Europa pouco sabia sobre as terras de cá, mostram como os estrangeiros enxergavam o Recife. Duas belíssimas telas de Baltazar da Câmara e Murillo La Greca também compõem o acervo, bem como desenhos de Frans Post, mapas históricos, fotografias, textos, achados arqueológicos feitos no interior do prédio (balas, cachimbos, conchas) e objetos de demolição da Igreja dos Martírios.

A exposição ainda conta com animações, imagens atuais do Forte das Cinco Pontas sob um ponto de vista ainda pouco explorado da arquitetura do edifício (feitas com ajuda de um drone) e vídeo-aulas, gravadas com o arqueólogo Ulisses Pernambucano, o professor e arquiteto Pedro Valadares e o arquiteto e urbanista José Mota Meneses.

Serviço
Museu da Cidade do Recife
Endereço: Forte das Cinco Pontas, bairro de São José.
Jogo o Forte e o Tempo: todos os sábados, das 10h às 15h
Visitação: de terça a domingo, das 9h às 17h
Quanto: entrada gratuita
Museu da Cidade do Recife – 3355-9540 / 9545 / 9547
www.museudacidadedorecife.org

By | 2018-05-10T16:34:51+00:00 10 de Maio de 2018|Notícias|0 Comentários

Deixar Um Comentário