No Mês de Burle Marx, Museu da Cidade do Recife promove oficina gratuita Bombinhas de Sementes

No mês de aniversário de Burle Marx, o Museu da Cidade do Recife promove uma programação especial para homenagear um dos mais importantes paisagistas do século XX. Nas próximas sextas-feiras e sábados 6/7, 13/14 e 20/21, o Museu promoverá a oficina Bombinhas de Sementes, voltada para toda a família, crianças e adultos. A oficina gratuita tem duração de 15 minutos e não é necessário inscrição prévia. Para participar, basta visitar o Museu entre 13h às 16h, nos dias com programação.

Durante a oficina, os participantes irão aprender a preparar uma bombinha para cultivar, além de conhecer um pouco mais sobre o importante legado deixado pelo paisagista. “Comemorar Burle Marx e seu legado desde a modernização da cidade é oportunizar conscientização e educação junto às pessoas, como o paisagista bem pensou. Mais ainda, ‘presenciar’ o mestre através de seu conjunto de jardins públicos é zelar pelo patrimônio urbano”, destaca o gerente do Educativo do Museu da Cidade, Emerson Pontes, que vai ministrar a oficina. Com orientação da Secretaria do Meio Ambiente do Recife, todas as sementes escolhidas para a atividade são de flores e pequenos arbustos, e podem ser cultivadas em jardins privados, vasos e até em pratos, desde que sejam regadas com frequência.

Em alusão às flores vermelhas projetadas por Burle Marx na década de 40 para a Praça Cinco Pontas, onde fica o Museu da Cidade do Recife, sementes com flores, frutos ou folhas de coloração vermelha serão utilizadas na confecção das bombinhas, como sálvia, pimentão vermelho, hibisco (papoula), pimentas biquinho e malagueta. Além das “vermelhas”, também estarão disponíveis outras sementes, como coentro, pimentão, maracujá e margarida gigante. Não é necessário inscrição prévia para participar da oficina.

Para segurança do público e da sua equipe, o MCR segue todos os cuidados necessários para prevenção da Covid-19, como o uso obrigatório de máscaras e o respeito ao distanciamento. Nesta fase de reabertura, o Museu funciona para visitação de terça a sábado, das 10h às 16h.

BIOGRAFIA – Roberto Burle Marx nasceu no dia 4 de agosto de 1909, em São Paulo. Sua mãe, Cecília Burle, era pernambucana, musicista e amante das plantas; e o pai, Wilhelm Marx, era alemão, admirador de música clássica e da literatura européia. Antes de vir para o Recife, passou dois anos na Alemanha. Foi nas estufas do Jardim Botânico de Dahlem, em Berlim, que descobriu a beleza das plantas brasileiras.

Burle Marx chegou ao Recife em 1934 para assumir o Setor de Parques e Jardins do Governo do Estado de Pernambuco, a convite do então governador Carlos de Lima Cavalcanti. Atuando em reformas e ações complementares em praças, concebeu projetos completos e pequenas intervenções. Criou o “jardim brasileiro”, a partir de elementos da paisagem local, sendo a vegetação o principal elemento. Burle Marx projetou os jardins considerando os princípios artísticos da pintura, da música e da poesia.

A Praça de Casa Forte foi o primeiro jardim público da carreira de Burle Marx. Essa e a Praça Euclides da Cunha, ambas de 1935, foram seguidas pela Praça Artur Oscar em 1936, tendo ele criado – conforme pesquisa do Laboratório da Paisagem até o momento – aproximadamente vinte e quatro jardins públicos e trinta e quatro privados, alguns não executados. Burle Marx permaneceu no Recife até 1937.

Em 1951 fez doação ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN do projeto do entorno da Capela do Parque da Jaqueira e, entre 1957 e 1958, projetou a Praça de Dois Irmãos, posteriormente denominada Praça Faria Neves, e a Praça Ministro Salgado Filho, em frente à edificação do antigo Aeroporto Internacional dos Guararapes. Do conjunto dos jardins, seis despontam como os mais representativos: Praça de Casa Forte, Praça Euclides da Cunha, Praça do Derby, Praça da República e Jardim do Campo das Princesas, Praça Ministro Salgado Filho e Praça Faria Neves. Esses jardins foram, por isso, os primeiros selecionados para tombamento pelo IPHAN.

O paisagista faleceu em 4 de junho de 1994, no Rio de Janeiro – onde passou a maior parte de sua vida. Fonte: cartilha O Jardim de Burle Marx no Recife

SERVIÇO:

Mês Burle Marx – Oficina Bombinhas de Sementes
Dias 6/7, 13/14 e 20/21 de agosto (sextas e sábados)
Mais informações: www.museudacidadedorecife.org
Instagram: @museudacidadedorecife