Na Semana Nacional do Patrimônio Cultural, Museu da Cidade do Recife lança novo desafio no Instagram

Para celebrar a Semana Nacional do Patrimônio Cultural, que tem início nesta segunda-feira (17), o Museu da Cidade do Recife anuncia mais um desafio de perguntas para seus seguidores do Instagram (@museudacidadedorecife), desta vez relacionadas com o patrimônio material e imaterial do Recife. As 10 questões serão publicadas no stories na próxima quinta-feira (20).

O MCR decidiu lançar um novo desafio devido ao sucesso do quiz sobre o paisagista Burle Marx, realizado no início deste mês. Além de divertida, a iniciativa divulga entre os os participantes informações importantes sobre a cidade. As perguntas foram elaboradas pelo historiador do MCR Sandro Vasconcelos. “O Museu intensifica sua missão de construir possibilidades para reflexão sobre a memória, a história e o desenvolvimento do Recife, sempre buscando a preservação e valorização dos seus patrimônios, a educação patrimonial e a pesquisa, sensibilizando a população sobre a importância de respeitar e proteger nosso patrimônio”, destaca Sandro.

SEMANA DO PATRIMÔNIO –  Instituído no ano de 1998, o Dia Nacional do Patrimônio Cultural é celebrado no dia 17 de agosto em homenagem ao nascimento do historiador e jornalista mineiro Rodrigo Melo Franco de Andrade, que foi um dos fundadores e o primeiro presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Mas afinal, o que é Patrimônio Cultural Brasileiro? É o conjunto de bens materiais e imateriais considerado de extrema importância para a história, a memória e a identidade de um povo e a sua cultura. Entender e respeitar o patrimônio cultural em todas as suas manifestações e diversidade é o mesmo que compreender a importância da cultura para a sociedade e a formação de seus elementos identitários. O Patrimônio Cultural pode ser dividido em dois grandes grupos: o material e o imaterial. Além desses existem ainda o Patrimônio Artístico e o Patrimônio Natural.

Desafio – Semana Nacional do Patrimônio Cultural
Quando: Sexta-feira, 21 de agosto