Na 11 ª Primavera dos Museus, MCR homenageia Arruda da Câmara e promove oficinas gratuitas para a garotada

O Museu da Cidade do Recife preparou uma programação especial para celebrar a 11ª Primavera dos Museus, que acontece entre os dias 18 a 24 de setembro, com a participação de 900 museus do País. Promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), a semana tem o intuito de aproximar o público das instituições, fomentando atividades culturais e de lazer. A programação do MCR nesta edição faz uma homenagem ao religioso e cientista pernambucano Manoel Arruda da Câmara, considerado um dos grandes botânicos do fim do século 18.

Uma animação produzida pela videasta Lúcia Matos sobre o legado deixado por Arruda da Câmara, como os vários desenhos da fauna e da flora pernambucana, será exibido durante toda a semana no Museu. Crianças a partir dos 8 anos também poderão participar no dia 20 de setembro, das 15h às 17h, de uma oficina gratuita de aquarela onde os desenhos do botânico servirão de inspiração.

Além da oficina de aquarela, a programação infantil conta com a oficina de pintura soprada no dia 23 de setembro, das 10h às 12h, onde o tema trabalhado será a exposição “1817 – Revolução Republicana”. Após a visitação guiada pela exposição que marca o bicentenário da revolta, retratando os acontecimentos da época e sua relação com o presente, a garotada será convidada a soltar a imaginação com sopros e tintas.

As inscrições para participar das oficinas devem ser feitas pelo e-mail educativomcr@gmail.com. O interessado precisa informar qual das duas atividades deseja participar.

BANDEIRAS – O público que visitar o Museu durante toda a semana poderá participar, ainda, independentemente da idade e do dia, da oficina “Nossas Bandeiras”. A oficina faz parte da exposição sobre 1817 e convida o visitante a criar e expor a sua própria bandeira – há papel e lápis de cor/cera para a empreitada e um varal para que a obra seja colocada. A ideia é que cada um faça sua bandeira e exponha seus ideais revolucionários.
O MCR vai promover, ainda, durante a 11ª Primavera dos Museus, oficinas gratuitas voltadas especialmente para alunos de escolas do Recife e por isso não entram na grade aberta ao público.

SERVIÇO:
Oficina de aquarela experimental para crianças
Dia 20 de setembro, das 15h às 17h
Crianças a partir dos 8 anos
Inscrição pelo educativomcr@gmail.com

Oficina de Pintura Soprada
Dia 23 de setembro, das 10h às 12h
Crianças a partir dos 8 anos
Inscrição pelo educativomcr@gmail.com

Oficina Nossas Bandeiras
De 19 a 24 de setembro, das 9h às 17h, com opção de visita monitorada pela exposição “1817 – Revolução Republicana”

Mais informações: (81) 3355.9540