Museu da Cidade oferece oficina infantil gratuita de aquarela botânica na Semana Burle Marx

O Museu da Cidade do Recife (MCR) está com programação especial na Semana Burle Marx, que se estende até o próximo dia 14 organizada pela Prefeitura do Recife em homenagem ao mais famoso paisagista brasileiro que completaria 108 anos em 4 de agosto. No próximo sábado (12), o museu realiza a oficina de aquarela botânica para crianças “Os Jardins de Burle Marx”, das 15h às 17h. Gratuita, a oficina, em parceria com o projeto Histórias para Aprender e Contar, possui vinte vagas para crianças a partir de 7 anos e as inscrições já estão abertas.

Na oficina, a criançada estará convidada a reproduzir, em aquarelas, a vegetação e a arquitetura das seis praças e jardins projetados por Burle Marx no Recife que se tornaram patrimônio nacional – em 2015, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) tombou como jardins históricos e não podem ser descaracterizadas as praças de Casa Forte; do Derby; Euclides da Cunha, na Madalena; Faria Neves, diante do zoo, em Dois Irmãos; Ministro Salgado Filho, em frente ao aeroporto, na Imbiribeira; e da República incluindo o jardim do Palácio do Campo das Princesas. “A aquarela será um recurso de apropriação para a garotada do desenho paisagístico e da vegetação desses espaços”, afirma a diretora do MCR, Betânia Corrêa de Araújo.

As inscrições para a oficina podem ser feitas pelo telefone 3355-9558 ou pelo e-mail educativomcr@gmail.com. O Histórias para Aprender e Contar, idealizado pelo artista plástico e ilustrador Emerson Pontes e o historiador Sandro Vasconcelos, é um protótipo do projeto que o Museu da Cidade do Recife implantará nas escolas públicas do Recife localizadas nos entornos das seis praças tombadas. Segundo Betânia, as oficinas serão variadas, podendo incluir também fotografia e outras expressões artísticas. Ao todo, o artista plástico, arquiteto e paisagista paulista Burle Marx, que faleceu em 1994, assinou 58 projetos de jardins públicos e particulares em Pernambuco – desse total, 39 estão no Recife.

Oficina aquarela botânica para crianças “Os Jardins de Burle Marx”
Público: crianças a partir de 7 anos
Quando: sábado, dia 12 de agosto
Hora: 15h às 17h
Onde: Museu da Cidade do Recife, Forte das Cinco Pontas, bairro de São José, Recife.
Quanto: gratuito
Inscrições: 3355-9558 ou e-mail educativomcr@gmail.com