Museu da Cidade do Recife celebra aniversário do Recife e Olinda com oficina gratuita e lançamento de edição especial de mapas das cidades neste sábado (12)

Para celebrar o aniversário das cidades irmãs Recife e Olinda, o Museu da Cidade do Recife promove, na tarde deste sábado (12), uma programação especial, que inclui a realização de uma oficina gratuita para crianças e o lançamento de uma edição comemorativa dos mapas turísticos “Monumentos e Curiosidades do Recife” e “Monumentos e Curiosidades de Olinda”, ilustrados pelo desenhista, pintor e artista Manoel Bandeira nos anos 50. Os belos mapas estarão à venda na lojinha do museu. A iniciativa é fruto de uma parceria do MCR com a Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) .

OFICINA ‘A CIDADE E O MUSEU‘ – Das cartas náuticas aos aplicativos de navegação, os mapas seguem presentes como ferramentas indispensáveis para a humanidade. Mais do que uma representação de um espaço geográfico, são uma forma de comunicação e traduzem, muitas vezes, o cotidiano e o olhar do período em que foi criado. Um exemplo são os monstros marinhos presentes nos mapas de navegação, que assombravam os homens do mar no século XVI. Neste sábado (12), o Museu da Cidade convida as crianças para conhecer um pouco mais sobre essa história, além de participar da criação de um mapa afetivo gigante e colaborativo, onde poderão expressar suas impressões sobre a cidade e os locais que fazem parte do seu dia a dia.

Ao final da oficina ‘A Cidade e o Museu: um mapa afetivo’, que será ministrada pelo arte-educador Emerson Pontes, o “mapa afetivo gigante” passará a fazer parte da exposição do Museu e ficará em cartaz por dois meses.

A atividade será realizada ao ar livre, no gramado da Praça D’armas, respeitando o distanciamento entre as famílias e os protocolos de prevenção da covid-19, como o uso obrigatório de máscaras. Para evitar aglomeração, a atividade terá duração de 30 minutos e não é necessário inscrição prévia. Para participar, basta visitar o Museu entre 14h às 16h. O Museu também disponibilizará álcool em gel para as crianças e adultos.

MAPAS DE MANOEL BANDEIRA – Impresso pela Companhia Editora de Pernambuco em papel ofsete de 230gr, no tamanho 69x50cm, o mapa “Monumentos e Curiosidades do Recife”, de 1955, destaca, no espaço urbano do cidade, 74 locais turísticos, entre igrejas, mercados, monumentos, edificações históricas, entre outros. Já o mapa “Monumentos e Curiosidades de Olinda” possui o tamanho de 56x50cm e indica 46 pontos turísticos do Sítio Histórico de Olinda, retratados pelos traços de Manoel Bandeira.

O mapa do Recife será vendido na lojinha do Museu por R$ 30 e o de Olinda, por R$ 20. Neste sábado, dia do lançamento, os dois mapas poderão ser adquiridos pelo valor promocional de R$ 40 (juntos).

Ilustrador, pintor e artista, Manoel Bandeira nasceu no dia 2 de maio de 1900 no município de Escada (PE) e foi um grande nome para o desenvolvimento da indústria gráfica do estado.

Monumentos e Curiosidades do Recife

Monumentos e Curiosidades de Olinda

SERVIÇO:

Oficina ‘A Cidade e o Museu: um mapa afetivo’
Sábado – 12 de Março
Das 14h às 16h (duração de 30 minutos)
Gratuito.
A criança deve estar acompanhada por um responsável.
Faixa etária: livre, com indicação para crianças a partir dos 5 anos.

Lançamento de uma edição comemorativa dos mapas turísticos “Monumentos e Curiosidades do Recife” e “Monumentos e Curiosidades de Olinda”.
A partir das 14h.

By | 2022-03-08T20:08:48-03:00 8 de março de 2022|Notícias|0 Comentários