Museu da Cidade do Recife celebra 40 anos com programação especial ao longo de 2022

O ano de 2022 será especial para o Museu da Cidade do Recife. No próximo dia 14 de janeiro, o MCR comemora 40 anos de existência, cumprindo sua nobre missão que vai além de conservar o seu rico acervo, mas, principalmente, compartilhá-lo com os recifenses e turistas; e desenvolver um trabalho de educação patrimonial voltado para os seus visitantes, dos pequenos aos mais velhos. O equipamento cultural da Prefeitura do Recife realiza, ainda, atividades que promovem a reflexão sobre o Recife do passado e do futuro, visando o desenvolvimento da cidade. E para celebrar sua história, diversos eventos serão promovidos ao longo do ano. A programação inclui lançamento de livro, exposição comemorativa, realização de seminário e ações nas redes sociais.

Um selo comemorativo dos 40 Anos, que estará presente nas ações do Museu em 2022, foi criado pelo designer Raul Kawamura, o mesmo que assina a logomarca “de cinco pontas” tão querida pelos recifenses. A logo de aniversário homenageia as crianças. São elas que alegram as muralhas do Forte durante o ano, durante as excursões escolares ou nas oficinas gratuitas promovidas pela instituição.

As comemorações de aniversário terão início nesta sexta-feira (14), com o lançamento no YouTube, Instagram, Facebook (@museudacidadedorecife) de um vídeo produzido por Lúcia Matos, que reúne fotos de antigas exposições e atividades promovidas ao longo dos últimos anos. Outro vídeo sobre a fundação do Museu, apresentado pela diretora Betânia Corrêa de Araújo, também será divulgado entre os seguidores da instituição nesta sexta. “Foi na perspectiva de futuro, como braço do Instituto da Cidade, que foi criado em 1982 na gestão do prefeito Gustavo Krause um Museu para a Cidade do Recife. E foi em uma fortaleza, monumento nacional, repleto de história, símbolo de luta e resistência, que o museu foi instalado. São quarenta anos que se juntam aos quase quatrocentos anos de fatos históricos, de experiências humanas”, destaca Betânia.

LIVRO, EXPOSIÇÃO E SEMINÁRIO – Em fase de edição, o livro que celebra os 40 anos do Museu será publicado pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) e reunirá textos produzidos pela sua equipe e parceiros convidados pela Instituição, além de imagens importantes do acervo do MCR. A publicação tem previsão para ser lançada neste primeiro semestre, assim como a exposição comemorativa.

By | 2022-01-12T15:03:07-03:00 12 de janeiro de 2022|Notícias|0 Comentários