Museu da Cidade celebra aniversário do Recife com atividade “Eu Sou o Forte”

Durante um mês, até 12 de abril, o Museu promoverá visitas teatralizadas para estudantes das redes pública e particular

Para celebrar o aniversário de 482 do Recife, o Museu da Cidade vai promover uma atividade especial para crianças e adolescentes durante o mês de aniversário da cidade. Trata-se da visita teatralizada “Eu Sou o Forte”, que convida os participantes a fazerem uma verdadeira expedição pelas instalações do museu. O primeiro dia da atividade será nesta terça-feira (12), data do aniversário da capital pernambucana, quando várias escolas municipais visitarão o Museu. A atividade segue até 12 de abril.

As comemorações começam por volta das 9h, com primeira visita “Eu Sou o Forte. À tarde, às 14h, acontece a segunda sessão da atividade. Em seguida, às 16h30, os alunos irão cantar o hino do Recife durante a troca da bandeira e cortar o bolo de aniversário

Eu Sou o Forte – Convidados para fazer uma “expedição” nas instalações do Forte das Cinco Pontas, os alunos irão acabar “esbarrando” em um arqueólogo, interpretado pelo ator Paulo André. Após dividir os estudantes em dois grupos, portugueses e holandeses, o personagem levará a garotada até o túnel de fuga do forte, um dos locais mais curiosos da fortificação. Lá, os alunos irão encontrar objetos que irão ajudá-los a conhecer a história do Forte e da cidade. Também estará reproduzida simbolicamente no local uma das cacimbas de água potável de Ambrósio Machado, um abastado senhor de engenho que viveu na ilha no período colonial. Em decorrência de sua proximidade com tais cacimbas, a fortificação também foi denominada na época de Forte das Cacimbas de Ambrósio Machado e Forte das Cacimbas das Cinco Pontas (Pode deixar apenas Forte das Cacimbas).

A atividade encerra com a visitação da exposição “Cinco Pontas”, onde os estudantes irão descobrir o sentido de cada objeto encontrado na expedição. Eles também deixarão em um varal o seu crachá de explorador, passando “a fazer parte” da exposição. Até o dia 12 de abril, estão previstas mais de 40 visitas teatralizadas. Escolas das redes pública e particular interessadas em participar devem solicitar o agendamento pelo e-mail educativomcr@gmail.com (telefone 3355-3107 ramal 9558).

Museu da Cidade do Recife
12 de março – Aniversário da Cidade
Visita teatralizada “Eu sou o Forte”, troca da bandeira e corte do bolo
Para participar da atividade “Eu Sou o Forte”, até 12 de abril
Escolas das redes pública e particular devem solicitar o agendamento pelo e-
mail educativomcr@gmail.com (telefone 3355-3107 ramal 9558).
Endereço: Forte das Cinco Pontas, bairro de São José.
Visitação: de terça a sábado, das 9h às 17h. Domingos, das 9h às 16h. Entrada gratuita
www.museudacidadedorecife.org

By | 2019-03-11T14:18:25-03:00 11 de março de 2019|Notícias|0 Comentários