MCR recebe, sábado, exibição de curtas de alunos do Ginásio Pernambucano

O Museu da Cidade do Recife (MCR) recebe, no próximo sábado (5), a exibição de Curtas do Ginásio Pernambucano (GP) da Rua da Aurora. Os vídeos, produzidos por alunos do ensino médio do GP, serão mostrados das 14h às 17h, encerrando a I Semana de Patrimônio do Ginásio Pernambucano: Patrimônio Ambiental e Histórico, iniciada esta terça (1º). A exibição será no auditório do museu, que tem capacidade para cem pessoas.

Os curtas, produzidos através de aparelhos celulares ao longo desse primeiro semestre por cerca de vinte alunos, trazem detalhes do ginásio e têm como objetivo, segundo o professor de história Severino Ribeiro, a “preservação do patrimônio ambiental e cultural”. Localizado na Rua da Aurora, diante do Rio Capibaribe e ao lado da Assembleia Legislativa de Pernambuco, o Ginásio Pernambucano foi criado através de decreto provincial de 1825 e teve sua primeira turma em 1855. No GP, também funciona um Museu de História Natural desde 1855.

Também dentro da I Semana de Patrimônio do Ginásio Pernambucano: Patrimônio Ambiental e Histórico, que é organizada pelo Governo de Pernambuco, alunos farão, na tarde da próxima quinta-feira (3), visita mediada à exposição “1817 – Revolução Republicana”, em cartaz no Museu da Cidade do Recife, e participarão da oficina de bandeiras. Marcando o bicentenário da revolta, a mostra retrata os acontecimentos da época e sua relação com o presente.

A exposição fica aberta de terça a domingo, das 9h às 17h, e escolas, ONGs e diversos grupos podem agendar uma visitação com acompanhamento de mediadores pelo telefone (81) 3355.9558. Dentro da exposição, no último eixo – Nossas Bandeiras -, o visitante é convidado a criar e expor a sua própria bandeira – há papel e lápis de cor/cera para a empreitada e um varal para que a obra seja colocada. A ideia é que cada um faça sua bandeira e exponha seus ideais revolucionários. O MCR tem entrada gratuita.

By | 2017-08-01T09:50:04+00:00 1 de agosto de 2017|Notícias|0 Comentários

Deixar Um Comentário