MCR com tripla programação na Semana Nacional de Museus

A 15ª Semana Nacional de Museus, de 15 a 21 deste mês, terá uma tripla programação gratuita no Museu da Cidade do Recife, localizado no Forte das Cinco Pontas, no bairro de São José, região central da capital pernambucana. A agenda inclui brincadeiras para a garotada, mostra e lançamento de livros sobre o Graf Zeppelin e a exposição histórica “1817 – Revolução Republicana”.

A programação começa logo na terça (16), quando os visitantes poderão conferir a exposição “1817 – Revolução Republicana”. Marcando o bicentenário da revolta, a mostra retrata os acontecimento da época e sua relação com o presente. A exposição fica aberta das 9h às 17h, de terça a domingo, e escolas, ONGs e diversos grupos podem agendar uma visitação com acompanhamento de mediadores pelo telefone (81) 3355.9558. Dentro da exposição, no último eixo – Nossas Bandeiras -, o visitante é convidado, até a sexta (20), a criar e expor a sua própria bandeira – há papel e lápis de cor/cera para a empreitada e um varal para que a obra seja colocada. A ideia é que cada um faça sua bandeira e exponha seus ideais revolucionários.

A Semana Nacional de Museus segue com programação no sábado (20), das 15h às 17h, quando haverá mais uma ação do Brincar no Museu, evento voltado para a garotada que acontecerá nos fins de semana deste mês. Nesse dia, será o “Brincar com o corpo”, onde os participantes brincarão de amarelinha, barra bandeira, corrida de saco, pescaria. Não é preciso inscrição prévia – basta chegar e brincar.

Encerrando a programação da Semana, no domingo (21) será aberta a exposição “Zeppelin: Recife-Rio”, que reúne imagens do Graf Zeppelin e objetos relacionados aos dirigíveis. Paralelo à exposição, haverá o lançamento de dois livros, o histórico diário de Carl Bruer – “Com o ‘Graf Zeppelin’ para Pernambuco” -, publicado pela primeira em 1931 na Alemanha e que ganha, pela primeira vez, uma edição em português; e “No céu do Rio: registro histórico do Zeppelin no Rio de Janeiro”, escrito por Jobson Figueiredo, Igor Colares e Helton Cezário e editado em três línguas (português, alemão e inglês). O evento é organizado pelo Poço Cultural em parceria com a Cepe.

A Semana
A 15ª edição da Semana Nacional de Museus terá como tema “Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus”. Organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a temporada cultural acontece em comemoração ao Dia Internacional de Museus, dia 18 de maio. Nesta edição, de acordo com o Ibram, mais de mil museus de todo o país oferecem ao público 3 mil atividades especiais, como visitas mediadas, palestras, oficinas, exibição de filmes.

By | 2017-05-11T10:32:13-03:00 11 de maio de 2017|Notícias|0 Comentários