Iluminação cênica colore e embeleza Museu da Cidade do Recife

Patrimônio construído pelos holandeses no século 17, o Forte das Cinco Pontas, onde está instalado o Museu da Cidade do Recife, ganhou novo sistema de iluminação em LED, inaugurado na noite dessa terça. A belíssima iluminação cênica foi possível através de uma parceria entre a Prefeitura do Recife e o Instituto Neoenergia, que custeou o projeto no valor de R$ 480 mil.

O novo sistema é o mesmo instalado no Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, e em outros monumentos nacionais. O Cinco Pontas, tombado como patrimônio nacional desde 1938, concorre com outras 18 fortalezas brasileiras ao título de Patrimônio Mundial pela Unesco.

Além da valorização dos contornos arquitetônicos de um dos monumentos mais representativos da arquitetura colonial da capital pernambucana, é esperada uma economia de 30% de energia. Ao todo, foram instalados 66 projetores e 20 postes — todos em LED.

Para a diretora do museu, Betânia Correia de Araújo, as luzes coloridas de led, para além da questão estética, conectam a fortaleza a uma rede mundial de monumentos que se comunicam por meio da iluminação. “O Museu estreou a nova iluminação colorido de azul, uma referência à campanha Novembro Azul, de prevenção ao câncer de próstata”, disse. As luzes ainda são uma excelente ferramenta de segurança e visibilidade para o museu, localizado em uma área pouco iluminada do bairro de São José.

Fotos: Rói Rói Filmes/Neoenergia/Divulgação e MCR/Divulgação

By | 2018-11-27T16:21:14-03:00 27 de novembro de 2018|Notícias|0 Comentários