HQ sobre a lenda de Branca Dias será lançada neste sábado

Baseada na lenda pernambucana de Branca Dias e inspirada na escrita de Edgar Allan Poe, a revista em quadrinhos “A máscara da morte branca” será lançada no Museu da Cidade do Recife, neste sábado (14), às 17h, com palestra do roteirista Alexey Dodsworth. A HQ também tem a arte assinada por Isaque Sagara e a capa por David Oliveira.

A gênese da obra surgiu a partir de interesses bem pessoais do roteirista. Tendo como um dos seus hobbies preferidos o estudo de genealogias, Alexey descobriu que o casal de judeus portugueses Branca Dias e Diogo Fernandes são seus ancestrais (quinze gerações até chegar a ele). A partir daí, ele passou a pesquisar sobre a vida da pessoa real por trás do mito assombrado.

Capa da HQ

Parte integrante do rico panteão de personagens lendários e aterrorizantes das histórias de medo pernambucanas, a judia portuguesa Branca Dias é conhecida por, em noites enluaradas, lavar talheres no Açude do Prata – localizado no bairro de Dois Irmãos, Zona Norte do Recife. Encarcerada durante dois anos pela Inquisição no país natal, ela conseguiu fugir para o Brasil e seu espírito não descansa em paz enquanto houver perseguição e injustiça.

SUCESSO DA COMIC CON EXPERIENCE 2019

A cidade de São Paulo recebeu, entre os dias 5 a 8 de dezembro, a Comic Con Experience (CCXP) 2019. A feira é conhecida por unir várias vertentes do mundo geek e nerd, desde o audiovisual (cinema, televisão e streaming), passando por games até os quadrinhos. Este ano, ela registrou a presença de 280 mil visitantes, de vários lugares do Brasil e do mundo, além de estrelas de filmes e séries nacionais e internacionais.

O escritor Alexey Dodsworth esteve presente como expositor. Ele conseguiu vender todo o estoque da revista “A máscara da morte branca”. “Não comemoro por questões financeiras. A revista foi propositalmente feita para ser barata e acessível a todos os bolsos. Comemoro porque são cem leitores (ou mais) que passam a conhecer a história dessa mulher incrível”, comenta.

Para Alexey, os quadrinhos cumprem um papel chave na divulgação do conhecimento e no ensino da moral e da ética. “São fáceis de ler, e estimulam que a pessoa em seguida queira saber mais, ler coisas mais aprofundadas”, expõe.

SOBRE ALEXEY DODSWORTH

Apesar do nome estrangeiro, Alexey Dodsworth é natural de Salvador, Bahia. Está radicado há 14 anos em São Paulo. É doutor em Filosofia tanto pela Universidade de São Paulo quanto pela Università Ca’ Foscari de Veneza, na Itália. É membro do conselho de pesquisa do Departamento de Bens Culturais e Filosofia da Università Ca’ Foscari.

Seus interesses envolvem filosofia, ciência (especialmente divulgação científica) e futurismo. Além de ficção científica e fantasia que, na visão dele, são as formas mais eficientes de instigar interesse em ciência e cultura nas pessoas. Ele tem três livros publicados, todos de ficção científica: “Dezoito de Escorpião”, “O Esplendor” e “Extemporâneo”. Os dois primeiros receberam o Prêmio Argos de Literatura Fantástica, concedido pelo Clube de Leitores de Ficção Científica. Como roteirista, tem várias histórias em quadrinhos publicadas.

INFORMAÇÕES SOBRE A REVISTA

“A máscara da morte branca” – Editora Draco
Roteiro e desenhos: Alexey Dodsworth, Isaque sagara, David Oliveira
ISBN: 978-85-8243-272-3