Fotografia de longa exposição é tema de palestra gratuita no Museu da Cidade do Recife neste sábado

Com entrada gratuita, o 14º Encontro Fotográfico da Associação de Fotógrafos e Cinegrafistas (Fototech – Filial Pernambuco) acontece neste sábado (9), no Museu da Cidade do Recife, com a participação do fotógrafo, pesquisador e mestre em Artes Visuais Felipe Ferreira. Ele vai falar sobre Light Painting seu desenvolvimento técnico e estético na fotografia de longa exposição.

Durante a palestra, que acontece das 15h às 17h, Felipe também fará a apresentação do seu E-Book Light PE Painting. Lançado em 2015, o e-book aborda a luz e seus resultados plásticos no suporte fotográfico. “Nele, ensinávamos a construção do Vagalumen, um hardware controlado por software livre que permite projetar luz direta na fotografia. A ideia era ajudar na difusão da técnica, visto que, aos olhos do leigo, parecem imagens geradas por programas de edição”, explica Felipe Ferreira.

Na história da fotografia, o fenômeno de curta exposição foi um aperfeiçoamento técnico sofisticado que permitiu o desenvolvimento de substâncias reativas de alta complexidade, unindo velocidade de captura à estabilidade da emulsão. Esse “progresso” deixou adormecido o potencial criativo das fotografias de longa exposição que perderam seu status desvelador, mas não deixaram de interessar aos artistas que, em diferentes momentos da história da arte, desenvolveram sua linguagem.

Serviço:
Museu da Cidade do Recife Forte das Cinco Pontas
Data:09 de setembro de 2017 (sábado)
Praça das Cinco Pontas S/N – Bairro de São José

By | 2017-09-08T12:19:33-03:00 8 de setembro de 2017|Notícias|0 Comentários