Exposição Museu da Cidade do Recife – 40 anos em Movimento faz um passeio pela história do Recife por meio do acervo do museu

Quem já teve a curiosidade de entrar no Museu da Cidade do Recife, instalado pela Prefeitura no Forte das Cinco Pontas em 14 de janeiro de 1982, conhece a riqueza do acervo ali guardado: fotos, mapas, gravuras, azulejos, cachimbos holandeses, fragmentos de cerâmicas que contam a história do Recife. Ao completar 40 anos de existência, em 2022, o museu celebra a data com uma nova exposição de longa duração.

A mostra Museu da Cidade do Recife – 40 anos em Movimento convida o visitante a fazer um passeio pela história do Recife por meio do acervo do museu. E mais do que isso, a compreender as transformações da cidade sempre em movimento, e a refletir sobre o seu futuro. Estão expostas imagens de azulejos de diferentes épocas que fazem parte da coleção do museu. A exposição também conta com uma animação em vídeo, com a recomposição do prato que ilustra a capa do livro dos 40 anos do MCR, cujo título é homônimo à exposição.

Os fragmentos do prato foram encontrados na década de 1970, nas instalações do forte. “A equipe de conservação do Museu recolheu os fragmentos dispersos e fez a recomposição do prato, realizando um trabalho conhecido como anastilose. E esse prato foi escolhido pelas pessoas que participaram das discussões do livro e da exposição por representar, simbolicamente, um pouco da história do museu e do Recife. A cidade é um conjunto de fragmentos que juntos formam uma unidade, assim como o MCR”, explica a diretora do museu e curadora da exposição, Betânia Corrêa de Araújo.

A segunda parte da exposição propõe uma viagem através dos séculos, iniciando pelo 16,quando o Recife era um povoado que abrigava o porto de Olinda, onde os navios europeus atracavam para buscar madeira e açúcar. Uma gravura, pouco conhecida e que ilustra em detalhes esse período, faz parte da mostra e teve seu tamanho ampliado para facilitar a imersão do visitante.

Ao chegar ao século 17, marcado pela ocupação holandesa no Nordeste brasileiro, o público encontra uma animação produzida a partir de uma pintura de Frans Post, que retrata a construção da Cidade Maurícia. No século 18, com a cidade reconquistada pelos portugueses, a mostra destaca o projeto de edificação de igrejas no Recife. Ao passear pelo século 19, o visitante pode contemplar pinhas e azulejos que embelezavam a cidade à época, além de ilustrações do desenhista Luís Schlappriz, sobre o cotidiano urbano.

No século 20, por meio de fotografias, documentos e vídeo, a exposição ressalta três momentos de transformações no Recife: a reforma do Porto, a construção da Avenida Guararapes na década de 1930, e a construção da Dantas Barreto e demolição da Igreja dos Martírios nos anos 1970. Sobre o século 21, a mostra evidencia a Coleção Recife 500 Anos, elaborada pela Cepe, Prefeitura do Recife, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Observatório do Recife. “Grande parte das fotografias e mapas que estão nos livros da coleção fazem parte do acervo do museu. Destacamos a pujança dessa documentação histórica no sentido de pensar o futuro da cidade”, afirma Betânia.

Exposição Museu da Cidade do Recife – 40 anos em movimento
No Museu da Cidade do Recife / Forte das Cinco Pontas (bairro de São José, Centro)
Visitação: Quarta a sexta-feira, das 10h às 17h; sábados e domingos, das 10h às 16h
Entrada gratuita