Assine nossa Newsletter

Cadastre-se para receber as últimas notícias do Museu.


Assine nossa Newsletter

Cadastre-se para receber as últimas notícias do Museu.


Congresso de Institutos Históricos abre inscrições gratuitas e terá como tema a Revolução de 1817

Estão abertas as inscrições gratuitas para o VI Congresso Nordestino de Institutos Históricos e o I Congresso Pernambucano de Institutos Históricos Municipais. O evento acontecerá de  5 a 7 de março. O evento é uma realização do Instituto ArqueológicoHistórico e Geográfico Pernambucano (IAHGP) com o apoio do Governo do Estado de Pernambuco (Lei 15.877, de 12/7/2016). O encontro trabalhará  o tema “A Revolução Pernambucana de 1817 na Construção do Brasil” e fará parte das atividades de encerramento do ano do Bicentenário da Revolução de 1817.

Serão três dias de conferências e debates que se realizarão nos auditórios do IAHGP e do Museu da Cidade do Recife/Forte das Cinco Pontas. Haverá solenidade no Palácio do Campo das Princesas com visita à exposição “Revolução Republicana de 1817”. Inscrições gratuitas pelo telefone: 81. 3222-4952. Vagas limitadas (será observada a ordem de inscrição).

O objetivo do Congresso é compartilhar as atividades dos Institutos Históricos realizadas durante o ano do Bicentenário e  possibilitar a articulação deles para as celebrações das próximas efemérides, datas históricas, que se aproximam (1821 – Convenção de Beberibe, 1822 – Independência do Brasil, 1824 – Confederação do Equador). Além da integração, o encontro com os Institutos municipais visa reconhecer os esforços dessas associações na preservação e divulgação da história de suas cidades. É uma diretriz proposta pelo Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) que os Institutos estaduais acompanhem e participem das atividades dos institutos municipais, bem como estimulem a formação de associações desse tipo nos municípios que ainda não possuem. Em Pernambuco, existem 15 institutos históricos municipais (Petrolina, Garanhuns, Caruaru, Pesqueira, Vitória de Santo Antão, Carpina, Escada, Pajeú, Catende, Bezerros, Lajedo, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Igarassu, Goiana e Recife).

PROGRAMAÇÃO – Na sessão de abertura, segunda-feira (5), às 19h, no auditório do Instituto ArqueológicoHistórico e Geográfico Pernambucano (IAHGP), haverá uma mesa-redonda para discutir as questões historiográficas a respeito da Revolução Pernambucana de 1817. Serão debatedores os presidentes do IAHGP (Prof. George Cabral) e do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro – IHGB (Prof. Arno Wehling) com a participação especial do Prof. Vamireh Chacon (Professor Emérito da UnB, sócio do IHGB, do IAHGP e membro da Academia Pernambucana de Letras – APL).

Na terça-feira (6), pela manhã, às 8h, o grupo comparecerá à solenidade oficial no Palácio do Campo das Princesas e depois fará visita ao Museu da Cidade do Recife/Forte das Cinco Pontas, onde se dará o encerramento da exposição “Revolução Republicana de 1817” que esteve em cartaz ao longo do ano com acervo do Instituto ArqueológicoHistórico e Geográfico Pernambucano (IAHGP).

Ao longo das tardes da terça-feira (6) e da quarta-feira (7) serão realizados painéis no auditório do Museu da Cidade do Recife/Forte das Cinco Pontas com os representantes dos Institutos Históricos Estaduais e Municipais que irão apresentar as ações de suas instituições e os planos para as próximas celebrações. “Ao final, pretendemos que haja a formação de uma rede de trabalho que permita uma maior articulação entre as instituições de memória da região e do estado”, ressalta o organizador do evento e presidente do Instituto ArqueológicoHistórico e Geográfico Pernambucano (IAHGP), George Cabral.

>> SERVIÇO:

VI Congresso Nordestino de Institutos Históricos e o I Congresso Pernambucano
de Institutos Históricos Municipais

Quando: de 5 a 7 de março de 2018.
Locais: 
auditórios do IAHGP (Rua do Hospício, 130, Boa Vista, Recife-PE) e do

Museu da Cidade do Recife/Forte das Cinco Pontas (Praça das Cinco Pontas, s/n –

São José, Recife-PE). Haverá solenidade no Palácio do  Campo das Princesas com

visita à exposição “Revolução Republicana de 1817”.

Inscrições gratuitas pelo telefone: 81. 3222-4952.

Vagas limitadas: será observada a ordem de inscrição.
         Realização: Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano – IAHGP

(Rua do Hospício, 130, Boa Vista, Recife-PE).

By | 2018-02-27T18:48:17+00:00 27 de fevereiro de 2018|Notícias|0 Comentários

Deixar Um Comentário