Burle Marx, um patrimônio do paisagismo em Pernambuco

Roberto Burle Marx foi paisagista e arquiteto. No mês em que se comemora o Dia Nacional do Patrimônio Cultural, no 17 de agosto, também é celebrado o seu nascimento. Uma bonita coincidência, já que o também artista plástico deixou um legado de valor incalculável para o urbanismo do Recife. Nos anos de 1930, quando viveu na capital pernambucana, foi o responsável pelo projeto de jardins considerados, hoje, patrimônio histórico e ambiental.

Todos os anos, a Prefeitura do Recife promove uma semana de homenagens ao paisagista e o Museu da Cidade do Recife faz parte da programação. Obras do artista estão expostas no forte e podem ser vistas junto ao filme O Jardineiro. O curta de Lúcia Matos é um tributo a Burle Marx.

Até o fim do mês, também acontece, aos sábados, oficina gratuita de horta urbana, feita com a utilização de materiais recicláveis. São 20 vagas e crianças e adultos podem participar da atividade. Os visitantes vão aprender a cultivar frutas e hortaliças na própria casa, em pomares criados a partir de garrafas de plástico e embalagens de papelão.O propósito da oficina é despertar nos participantes consciência ecológica e amor pelo meio ambiente, como tinha Burle Marx. Se estivesse vivo, o também artista plástico teria completado 109 anos no último dia 4.

By | 2018-08-14T11:50:01-03:00 14 de agosto de 2018|Notícias|0 Comentários