197 anos da morte do líder revolucionário Frei Caneca são lembrados com homenagem na próxima quinta-feira (13)

O arcabuzamento de Frei Caneca completa 197 anos na próxima quinta-feira, 13 de janeiro. Em rememoração à data, a homenagem ao líder revolucionário pernambucano que participou ativamente das Revoluções de 1817 e 1824 será realizada às 10h30, na Praça das Cinco Pontas, no bairro de São José, mesmo local onde o religioso foi morto. O evento cívico é promovido pelo Museu da Cidade do Recife e o Grande Oriente do Brasil (a mais antiga Potência Maçônica brasileira), em parceria com o Arquivo Público de Pernambuco, o Instituto Arqueológico Histórico e Geográfico Pernambucano (IHGP) e o Museu Militar Forte do Brum.

A homenagem terá início com o acendimento da pira e o hasteamento das bandeiras de Pernambuco, do Recife e Confederação do Equador. Em seguida, será realizada a leitura do pregão e da certidão da sentença de Frei Caneca, com o depósito da coroa de flores no monumento do herói. O evento, aberto ao público, também terá a participação dos músicos da Banda da Polícia Militar e seguirá todos os protocolos de segurança contra a Covid-19, como o uso obrigatório de máscaras e o respeito ao distanciamento social.

Homenagem ao líder revolucionário Frei Caneca
Quinta-feira, 13 de janeiro