MCR participa a  22ª edição da Semana Nacional de Museus com exposição produzida por estudantes de escola municipal do Recife

Os visitantes do Museu da Cidade do Recife são a sua maior riqueza, entre eles os milhares de estudantes que, com olhares curiosos, se encantam com as exposições e com a história por trás das muralhas do Forte das Cinco Pontas. Este ano, o MCR participa da 22ª edição da Semana Nacional de Museus com uma exposição produzida por esses ilustres visitantes. A mostra “Pequenos olhares sobre o Museu da Cidade do Recife”, que entra em cartaz a partir da próxima quarta-feira (15), revela a arte e as percepções dos alunos da Escola Municipal Beato Eugênio Mazenod, do bairro da Imbiribeira, no Recife, sobre o Museu da Cidade.

A exposição, elaborada pelos alunos em sala de aula após uma série de seis visitas ao Museu, ficará em cartaz até o dia 30 de junho na Galeria 3. “É uma honra para o Museu receber essa mostra, fruto da reflexão de crianças e jovens sobre o nosso acervo”, afirma a Diretora do MCR, Betânia Araújo. A mostra também dialoga com o tema “Museus, Educação e Pesquisa”, da 22ª Semana dos Museus. A temática deste ano tem o intuito de promover uma reflexão sobre a fundamental atuação dos museus como impulsionadores de educação e pesquisa.

Para a professora da Escola Municipal Beato Eugênio Mazenod, Giovana Lima, que desenvolveu o trabalho com os estudantes, “a exposição demonstra as visões singulares de cada pequeno ser pensante que  conhece a história e se reconhece como parte dela. E agora, como parte do Museu que é o retrato do povo recifense”, disse.

OUTRAS ATIVIDADES  – Além da mostra “Pequenos olhares sobre o Museu da Cidade do Recife”, o MCR participa da Semana dos Museus com visitas guiadas pela exposição de longa duração “Museu da Cidade do Recife – 40 Anos em Movimento”, que convida o visitante a fazer um passeio pela história do Recife por meio do acervo do museu. A programação conta ainda, no dia 16 de maio, às 15h30, com o Projeto Bandeira Sempre no Alto – quando acontece a troca da bandeira do Recife ao som do hino da cidade.

SEMANA – A Semana Nacional de Museus, que este ano ocorre de 13 a 19 de maio, celebra o Dia Internacional dos Museus (18 de maio), sendo uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus – Ibram, construída de forma articulada com o setor museal brasileiro. A Semana tem como propósito mobilizar os museus de todo o Brasil a partir de um esforço de convergência de suas programações em torno de um mesmo tema.

Programação do MCR na 22ª edição da Semana Nacional de Museus:

Exposição “Pequenos olhares sobre o Museu da Cidade do Recife”

A partir de 15 de maio

Exposição de longa duração “Museu da Cidade do Recife – 40 Anos em Movimento”

Projeto Bandeira Sempre no Alto

16 de maio, às 15h30

Endereço: Forte das Cinco Pontas s/n – CEP 50020-500, Bairro de São José, Recife/PE

Visitação: Quarta a sexta-feira, das 10h às 17h, e aos sábados e domingos, das 10h às 16h. Gratuito

Telefones:  (81) 3134-3755 / (81) 31343-761

By | 2024-05-13T08:12:03-03:00 13 de maio de 2024|Notícias|0 Comentários