Prêmio de fotografia rememora o bicentenário da Confederação do Equador. Inscrições começam nesta sexta (21)

No ano do bicentenário da Confederação do Equador, o Museu da Cidade do Recife e o Curso Superior de Fotografia da Unicap lançam um concurso para rememorar e promover a reflexão sobre a importância histórica e política do movimento revolucionário de 1824 para a formação do Brasil como nação independente. As inscrições do “Concurso de fotografia Confederação do Equador” começam nesta sexta-feira (21) e seguem até o dia 15 de julho e devem ser feitas pelo e-mail museucidaderecife@gmail.com.  Confira AQUI o edital.

As fotos inscritas serão selecionadas para fazer parte de uma exposição no Museu da Cidade, onde os visitantes poderão escolher por meio de votação os 1º, 2º e 3º lugares. O concurso é aberto ao público em geral, incluindo fotógrafos e fotógrafas, estudantes universitários, pesquisadores, historiadores e interessados na história do Brasil.

As pessoas interessadas em participar devem informar, no e-mail de inscrição, nome completo, endereço, e-mail, telefone e título da obra. O arquivo também deve ser nomeado com o título da obra, no formato 2.400px de largura (para fotos horizontais) e 2.400px de altura (para fotos verticais) ou resolução de 6MB em JPG.

“O Museu da Cidade, juntamente com a Universidade Católica, traz para os dias atuais, utilizando o recurso da fotografia, uma homenagem ao bicentenário da Confederação do Equador, um movimento que eclodiu em Pernambuco e uniu cinco estados brasileiros em busca de uma autonomia política. E é importante que esse movimento seja lembrado e discutido nos dias de hoje”,  explica a Diretora do Museu da Cidade, Betânia Corrêa de Araújo.

Para a coordenadora e professora do curso de Fotografia, Renata Victor, “é com grande entusiasmo que iniciamos a parceria entre o curso de Fotografia da Unicap e o Museu da Cidade para a realização do concurso fotográfico que homenageia a Confederação do Equador. Esta colaboração é uma oportunidade única para nossos participantes explorarem a história e a cultura de nossa região através da fotografia”, destaca.

EXPOSIÇÃO E PREMIAÇÃO – A seleção das fotografias será realizada através de um júri técnico formado por professores, historiadores e profissionais da imagem. O concurso terá 40 fotografias selecionadas para a exposição no MCR, com abertura prevista para o dia 19 de agosto. O resultado da seleção será divulgado nas redes sociais e no site do Museu da Cidade do Recife (www.museudacidadedorecife.org), no dia 25 de julho de 2024.

Os autores das três fotografias mais votadas pelos visitantes da mostra serão premiados com os 1º, 2º e 3º lugares do concurso, definidos por ordem de maior votação. Os vencedores receberão certificado de premiação, um kit com produtos do Museu e a sua fotografia impressa em Fine Art, tamanho A2.

Mais informações pelo e-mail museucidaderecife@gmail.com, pelos telefones (81) 3134.3750 ou (81) 3134.3766 ou no edital do concurso publicado no site do Museu da Cidade do Recife (www.museudacidadedorecife.org)

Concurso de fotografia Confederação do Equador

Inscrições: 21 de junho a 15 de julho de 2024

Pelo e-mail museucidaderecife@gmail.com