Homenagem rememora 198 anos do arcabuzamento de Frei Caneca

O arcabuzamento de Frei Caneca completou 198 anos nesta sexta-feira, 13 de janeiro. Em rememoração à data, o Grande Oriente do Brasil (a mais antiga Potência Maçônica brasileira) com o apoio do Museu da Cidade do Recife, homenageou o líder revolucionário pernambucano que participou ativamente das Revoluções de 1817 e 1824. O evento cívico ocorreu na manhã desta sexta na Praça das Cinco Pontas, no bairro de São José, mesmo local onde o religioso foi morto. A solenidade, que é promovida no local desde 1982, também contou com o apoio Instituto Arqueológico Histórico e Geográfico Pernambucano (IAHGP).

A homenagem teve início com o acendimento da pira e o hasteamento da bandeira da Confederação do Equador, ao som do badalar dos sinos da Ingreja Matriz de São José. Em seguida, o ator Adriano Cabral fez uma interpretação emocionante no papel de Caneca, com participação da atriz Marcela Rabelo. A cerimônia teve ainda uma salva de tiros de bacamarte do Primeiro Batalhão de Bacamarteiros de Caruaru, e a palestra do historiador e professor George Cabral sobre a importância de Frei Caneca.

O evento cívico-cultural foi conduzido pelo soberano grão mestre geral da Grande Oriente do Brasil, Marcos Cabral. O Museu da Cidade do Recife foi representado por sua diretora Betânia Corrêa de Araújo, com a presença da equipe do MCR. O assessor especial da secretaria de Cultura, Dado Sodi, representou o secretário de Cultura do Recife, Ricardo Mello. O evento contou ainda com a presença da presidente do IAHGP, Margarida Cantarelli, dos pentanetos do revolucionário, os irmãos Robson e Rui Caneca, além de presidentes de institutos históricos do Estado e autoridades maçônicas.

By | 2023-01-13T19:00:13-03:00 13 de janeiro de 2023|Notícias|0 Comentários