Exposição convida o visitante a fazer sua própria bandeira

Se você fosse criar uma bandeira para o seu colégio, como seria? E para sua sala de aula? Ou mesmo para o bairro onde mora ou sua equipe esportiva? De quais cores seria, quais desenhos teria? Esse desafio é proposto aos visitantes da exposição “1817 – Revolução Republicana”, com entrada gratuita e aberta de terça a domingo, das 9h às 17h, no Museu da Cidade do Recife.

Inaugurada quando o Recife completou no 480 anos, no dia 12 de março, a exposição já contabiliza dezenas de bandeiras feitas pelos visitantes, principalmente por crianças e jovens estudantes. Essas imagens compõem um varal montado na quinta e última ala da mostra, dedicada às bandeiras, onde estão expostas a da revolução pernambucana e outras que inspiraram o processo republicano. No local, há cartolina e lápis de cor para a empreitada. “A ideia é que cada um faça sua bandeira e exponha suas ideias revolucionárias”, explica a diretora do museu, Betânia Correa de Araújo.

A exposição, organizada pelo Museu da Cidade em parceria com o Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano (IAHGP), é dividida em cinco eixos e possui mediadores para receber escolas e espectadores em geral. Abrindo a visitação, a sala “Revoluções” mostra, através de textos e imagens históricas, o cenário que fez ebulir os ideais revolucionários. O ponto de partida é uma projeção com os nomes dos 150 homens presos no Forte de São Tiago das Cinco Pontas.

No segundo eixo, o visitante faz um passeio ao Recife do início do século XIX, então chamado de Vila de Santo Antonio do Recife de Pernambuco. Os desenhos do pintor e desenhista francês Jean-Baptiste Debret e do viajante e escritor francês Louis-François de Tollenare foram utilizados na construção de vídeos para mostrar ao visitante o cotidiano de um vila no período da revolução.

O terceiro eixo, chamado “Dezessete”, é dedicado à Revolução. Estão expostos documentos e objetos históricos pertencentes ao IAHGP, entre eles, a espada do Leão Coroado e a primeira prensa que chegou ao Recife na primeira metade do século XIX.

Em seguida, no quarto eixo, Cidade Memória, 12 vídeos com depoimentos de historiadores mostram os lugares onde a revolução se fez presente de forma mais próxima. São locais do Recife atual exibidos em curtos vídeos – em cada deles, um historiador comenta o episódio ali vivido. Entre esses endereços, está o próprio Forte das Cinco Pontas. Outros locais são o Seminário de Olinda, o Quartel do Exército (onde hoje se localiza o prédio do INSS, na Av. Dantas Barreto) e o Forte do Brum, onde se refugiou o então governador da capitania, Caetano Pinto.

“1817 – Revolução Republicana”
Visitação: terça a domingo, das 9h às 17h, até 5 de março de 2018
Onde: Museu da Cidade do Recife – Forte das Cinco Pontas, São José, Recife.
Quanto: gratuito
Museu da Cidade do Recife: (81) 3355.9558.
By | 2017-03-23T11:05:28-03:00 23 de março de 2017|Notícias|0 Comentários