Coleção fotográfica digitalizada amplia a democratização do acervo do Museu da Cidade do Recife. Lançamento será dia 31

Uma instituição museológica cumpre sua função ao tornar seu acervo o mais acessível possível e, neste sentido, o projeto Acervo Digital Museu da Cidade do Recife — Fotografia apresenta como resultado um conjunto formado por versões fac-similares, em formato PDF, dos 67 livros de tombo da coleção fotográfica do MCR, organizados pela instituição museal desde a sua inauguração, no início da década de 1980. No equipamento cultural situado no antigo Forte das Cinco Pontas, bairro de São José, o trabalho de pesquisa e digitalização será apresentado por seu idealizador e equipe envolvida na ação em palestra gratuita a partir das 19h do dia 31 de agosto.

Trata-se do resultado de um projeto cultural desenvolvido pelo pesquisador e fotógrafo Josivan Rodrigues junto a equipe do museu, com incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura – Funcultura, da Fundarpe, Secretaria de Cultura do Governo de Pernambuco. O conteúdo será disponibilizado gratuitamente para consulta e download no website da instituição (museudacidadedorecife.org).

O acesso a esses livros de tombo, objeto do projeto, que reúnem mais de 126 mil itens (parte de um universo de 200 mil em toda a coleção fotográfica), se dava apenas de forma presencial, obrigando os interessados a realizar suas consultas unicamente no setor de pesquisa do museu. Rodrigues, também produtor cultural do projeto, enfatiza que a iniciativa visa principalmente a democratização da informação. “A disponibilização virtual dos livros de tombo agrega valor cultural à cidade, permitindo que pesquisadores, estudantes e a população em geral tenham acesso facilitado a esse patrimônio histórico e cultural”, declara.

Josivan encontrou na sua pesquisa junto ao acervo fotográfico do museu fichários medindo 28 x 41 cm que contém as cópias fotográficas coladas em suporte de papel e acompanhadas de informações sucintas sobre cada uma das imagens, como número de registro, descrição, autor e ano, totalizando 5.600 páginas de conteúdo. Cada fichário, uma verdadeira cápsula do tempo, extenso e variado conteúdo que contempla imagens que retratam construções, eventos, paisagens, serviços públicos, festas, tipos populares, vistas aéreas, demolições e costumes.

Boa parte das fotografias foram produzidas e reunidas pela Diretoria de Estatística, Propaganda e Turismo (DEPT) e, posteriormente, pela Diretoria de Documentação e Cultura (DDC), ao longo das décadas de 1930 a 1950. No hall de créditos das imagens, figuram renomados fotógrafos, a exemplo de Alexandre Berzin, mas também é possível passear pelos livros de tombo e conhecer imagens raras da capital. Mandel, Benício Wetley Dias e muitos outros também capturaram momentos que abrangem as décadas de 1940 e 1950 e de 1979 até meados da década de 1980.

Sandro Vasconcelos, historiador responsável pelo Núcleo de Pesquisas do Museu da Cidade do Recife, salienta a importância da democratização do acesso às coleções museais. “Esta digitalização e oferta do conteúdo de boa parte o acervo iconográfico, antes de tudo reafirma o compromisso e o papel social do Museu da Cidade do Recife de ofertar informações sobre o Recife de formas cada vez mais acessíveis,” pontua, enfatizando o site da instituição como mais uma ponte de acesso aos itens.

Faz 10 anos que o Museu da Cidade do Recife e Josivan Rodrigues empreendem parcerias na realização de projetos a partir do acervo da instituição, gerando publicações no formato livro, caso do projeto Imagens do Recife, cuja primeira edição foi sobre pontes e a segunda sobre ruas, além do Inventário e do Catálogo do Acervo Cartográfico do MCR, sendo essas ações também incentivadas pelo Funcultura. “São projetos que envolvem acervos e arquivos, e se relacionam com o meu fazer fotográfico. Meu interesse por acervos se deu exatamente no contato com as coleções de fotografia do MCR”, revela Josivan.

Betânia Corrêa de Araújo, diretora do Museu da Cidade do Recife, ressalta que o conjunto possui uma riqueza de informação visual muito importante. De acordo com a gestora, o mais importante desse álbum é que cada vez que se abre, se olha como a primeira vez. “Fotos aéreas, foto das pessoas e a vida na cidade, fotos de olhar poético, com subjetividade maior; tem as fotos que o público adora, foto do zeppelin, fotos de Augusto Rodrigues. O conjunto é fascinante, eu fui por muitos anos pesquisadora desse acervo”, rememora.

Uma série de cartões postais com imagens do acervo também foi produzida para divulgar o projeto e será distribuída gratuitamente aos visitantes do museu.

SERVIÇO

Palestra de Lançamento do Catálogo do Acervo Fotográfico do Museu da Cidade do Recife
Quinta-feira, 31 de agosto de 2023, às 19h.
Museu da Cidade do Recife (Forte das Cinco Pontas, s/n, São José)
Informações: (81) 3134-3750
Acesso gratuito.