A ação Freverê propõe passeio ciclístico, vivência de frevo e oficinas entre os dois equipamentos
Celebrando o Dia das Crianças, o Paço do Frevo, no Bairro do Recife, e o Museu da Cidade do Recife, no Forte das Cinco Pontas, no bairro de São José, se uniram para comemorar a infância com descobertas culturais para pequenos foliões: vão abrir suas portas para uma programação especial e integrada entre os dois museus, com vivências de dança, atividades lúdicas e um cortejo ciclístico animado pela Frevocleta, a bicicleta do frevo, ao longo de todo o dia 12 de outubro.
A ação Freverê, em alusão ao frevo dos erês, expressão iorubá que designa a representação das crianças e do universo da infância, vai celebrar o público infantil através de atividades voltadas para a energia pulsante do Frevo, programadas para acontecer nos dois equipamentos da Prefeitura do Recife.
No Paço do Frevo, no Bairro do Recife, as atividades iniciam às 10h30, com uma oficina de customização de sombrinhas de Frevo, onde os pequenos irão pôr a mão na massa e criar o seu adereço carnavalesco estilizado, guiados pelo coordenador de Arte-educação do Museu da Cidade do Recife, Emerson Pontes, e pelo Gerente de Pesquisa e Iconografia do Museu da Cidade do Recife, Sandro Vasconcelos. O pingue-pongue interativo segue à tarde, às 14h, quando o MCR recebe a visita da Frevocleta, cujo cortejo vai integrar o tradicional hasteamento de bandeira e execução do Hino do Recife, que acontece no espaço sempre aos dias 12.
Em seguida, às 14h30, é hora de cair no Frevo, na vivência de dança conduzida pelo passista e professor Junior Viegas, em um momento de música, dança e movimento. Encerrando as atividades no Museu da Cidade do Recife, às 15h será oferecida a atividade de pintura gigante “Pintorama sobre imaginário dos Monstros – Das cartas de navegação aos monstros do Carnaval”, guiada pela Coordenação de Arte-educação, onde pincéis, tintas e papéis gigantes esperam a criançada para uma sessão de criatividade, cores e “monstros”, dos seres assustadores que amedrontavam os navegadores do passado aos monstros carnavalescos, como os dragões, ursos, sereias, Caretas e Papangus.
Também às 15h está marcada a saída da Frevocleta – uma bicicleta musical, inspirada na clássica Frevioca, que levará o Frevo de volta às ruas, comunidades e bairros vizinhos do Museu da Cidade do Recife, em um trajeto até o Paço do Frevo. O cortejo musical será puxado pelo passista Junior Viegas e pode ser acompanhado de bicicleta ou a pé.
À tarde, às 16h, o passista e professor Junior Viégas encerra a ação integrada entre museus com uma vivência de dança, convidando crianças, jovens e adultos a cair no Frevo, aprimorar o os passos e se entregar à energia inebriante que o Frevo tem, seja no Carnaval ou durante todo o ano.
Público – Obedecendo às medidas de distanciamento e segurança relativas à pandemia do Covid-19, o acesso às vivências será restrito. A customização de sombrinhas no Paço do Frevo terá até 10 participantes, enquanto a vivência de dança será aberta para 20 crianças, respeitando a ordem de chegada.
SERVIÇO
Freverê – Dia das Crianças pelos museus
Paço do Frevo
Praça do Arsenal, s/n, Bairro do Recife – Recife/PE
Dia: 12 de outubro, das 11h às 17h
Ingressos: R$10 (inteira) | R$5 (meia-entrada)
10h – Oficina de customização de sombrinhas de Frevo
16h – Vivência de dança
Museu da Cidade do Recife
Praça das Cinco Pontas, s/n – São José, Recife/PE
Dia: 12 de outubro, das 9h às 17h
Entrada gratuita
14h – Hasteamento da bandeira do Recife
14h30 – Vivência de dança
15h — Atividade de pintura gigante “Pintorama sobre imaginário dos Monstros – Das cartas de navegação aos monstros do Carnaval” e saída do cortejo da Frevocleta
Deixar Um Comentário