Os visitantes da exposição “Recife Nagô: Imagens e histórias do Ilê Oba Ogunté por Manoel Papai, Mateus Sá e Pierre Verger” terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história do Sitio de Pai Adão por meio do encontro Nagô, que contará com a participação de babalorixá Manoel Costa e mediação do antropólogo Raul Lody, que faz a curadoria da exposição com Augusto Lins Soares. A ação acontecerá nesta quarta-feira, 6 de dezembro, às 15h, no auditório do Museu da cidade do Recife – Forte das Cinco Pontas e a entrada é gratuita.
Os dois participantes deste primeiro encontro Nagô possuem uma importante ligação com o Sitio do Pai Adão. Manoel Costa, conhecido como Manoel Papai, é a autoridade religiosa do Nagô, descendente consanguíneo de Opeatanã, Pai Adão, enquanto Raul Lody foi o responsável pelo projeto de tombamento do Ilê Obá Ogunté. Seita Africana Obá Omi. O primeiro tombamento de terreiro a nível estadual no Brasil, e que ocorreu em 1985.
Para Raul Lody o encontro é um espaço de conhecimento e de se fazer uma reflexão junto a sociedade sobre a importância cultural e social de toda a temática abordada durante a exposição. “Esse encontro Nagô é uma boa oportunidade para trazer muitos temas da história cultural do Xangô em Pernambuco e, em especial, na cidade do Recife. É também uma ação afirmativa de repúdio a todas as formas de intolerância religiosa e ao racismo estrutural”, reforça o antropólogo.
Realização – A exposição “Recife Nagô – Imagens e histórias do Ilê Oba Ogunté por Manoel Papai, Mateus Sá e Pierre Verger” tem a curadoria de Augusto Lins Soares e Raul Lody, a realização da Janela Gestão de Projetos – Dida Maia e Fernanda Ferrario e conta com o incentivo cultural do Sistema de Incentivo à Cultura (SIC)/ Fundação de Cultura Cidade do Recife / Secretaria de Cultura / Prefeitura da Cidade do Recife.
Serviço:
Ação: Exposição “Recife Nagô – Imagens e histórias do Ilê Oba Ogunté por Manoel Papai, Mateus Sá e Pierre Verger”
Encontro Nagô, nesta quarta (6/12), às 15h
Período de funcionamento: até 31.01.2024
Local: Museu da Cidade do Recife
Horário: A visitação no Museu acontece de quarta a sexta, das 10h às 17h, e aos sábados e domingos, das 10h às 16h.
Deixar Um Comentário