Assine nossa Newsletter

Cadastre-se para receber as últimas notícias do Museu.

Museu da Cidade do Recife não funciona neste domingo (7), dia de eleição

No próximo domingo (7), dia de votação das Eleições 2018, o Museu da Cidade do Recife estará fechado. Quem quiser visitar o espaço e conferir a exposição “Cinco Pontas” neste fim de semana pode aproveitar o sábado (6), quando o museu abre normalmente das 9h às 17h.
A exposição “Cinco Pontas” é uma atividade para toda família e celebra a indicação do forte recifense a patrimônio da Unesco. A mostra reúne achados arqueológicos, pinturas e documentos ainda inéditos para o público, que comprovam a importância da edificação em diversos momentos históricos da capital pernambucana. A entrada é gratuita.

Na primeira etapa da exposição, monstros marinhos encontrados nas cartografias e azulejos do século XVI evocam os medos dos homens do mar no período das navegações. Gravuras do período holandês, quando a Europa pouco sabia sobre as terras de cá, mostram como os estrangeiros enxergavam o Recife. Duas belíssimas telas de Baltazar da Câmara e Murillo La Greca também compõem o acervo, bem como desenhos de Frans Post, mapas históricos, fotografias, textos, achados arqueológicos feitos no interior do prédio (balas, cachimbos, conchas) e objetos de demolição da Igreja dos Martírios.

A exposição ainda conta com animações, imagens atuais do Forte das Cinco Pontas sob um ponto de vista ainda pouco explorado da arquitetura do edifício (feitas com ajuda de um drone) e vídeo-aulas, gravadas com o arqueólogo Ulisses Pernambucano, o professor e arquiteto Pedro Valadares e o arquiteto e urbanista José Mota Meneses.

Museu da Cidade do Recife
Endereço: Forte das Cinco Pontas, bairro de São José.
Visitação: de terça a domingo (exceto 7/10), das 9h às 17h – das 9h às 12h no dia 6
Quanto: entrada gratuita
Museu da Cidade do Recife – 3355-9540 / 9545 / 9547